Líder do Campeonato Brasileiro 2023 e do grupo “A” da copa Sul-Americana, o Botafogo tem um grande e inesperado problema para sua temporada. Em um dos melhores momentos do clube nos últimos anos, o técnico Luís Castro decidiu deixar a equipe diante de uma proposta do mercado árabe.
Contra o Magallanes na noite desta quinta-feira (29), o técnico fará sua despedida pelo clube carioca. Pelo Brasileirão a última partida do técnico foi na vitória por 1×0 diante do Palmeiras de Abel Ferreira em pleno Allianz Parque.
A partir da próxima semana, o técnico português irá comandar o Al Nassr da Arábia Saudita, clube onde atua o craque e conterrâneo Cristiano Ronaldo. As negociações com o clube Saudita vem se arrastando pelas duas últimas semanas, ao longo das quais se chegou a um acordo de 6 milhões de dólares ao ano, por duas temporadas à frente do novo time.
Além disso, o acordo estabelece também uma espécie de “brinde”. Uma casa no valor de 13 milhões de reais será “presenteada” ao treinador. Pra isso, basta que Casto cumpra seu contrato integralmente com o Al Nassr.
Mesmo com a proposta saudita sendo considerada irrecusável, o Botafogo tentou negociar pela permanência do técnico português. A princípio a oferta do clube da Estrela Solitária foi pela valorização (reajuste) no salário do treinador. Jogadores e dirigentes também apelaram. Contudo, a relação que durava mais de um ano está no fim.
Retrospecto de Luís Castro
Em abril de 2022 o Botafogo optou pela contratação do técnico português Luís Castro, então vindo do Al Duhail, do Catar. Considerado por alguns uma aposta de John Textor, dono do clube carioca, o treinador se mostrou competente e equilibrado no comando do clube.
Liderando a equipe em seu retorno a primeira divisão do Campeonato Brasileiro em 2022, o treinador conseguiu garantir a permanência e uma vaga para disputar a copa Sul-Americana. Em sua primeira temporada, Castro conseguiu manter um aproveitamento de 46% e terminou com o clube como 11º colocado na competição.
Na atual temporada, o Botafogo lidera o Brasileirão com uma vantagem de 7 pontos para o segundo colocado, o Grêmio. Enquanto isso na copa Sul-Americana, o time precisa ganhar para garantir seu lugar na próxima fase da competição.